28 fevereiro 2012

Verão. . . Frescor. . . Comida. . .

Verão... ah neste tempinho maravilhoso que temos o privilégio de ver todos os anos aqui em nossa terra querida... céu azul e calor.... muito calor! Precisamos então de muito líquido e comida leve, e de preferência que seja REFRESCANTE!!! Que tal um sorbet de kiwi com espumante hein!!! Gostou??? E que tal uma saladinha bem maliciosa com uma alface bem crocante, estaladiços pedaços de croutons e lascas de grana padano!! Bom não é!?
Neste momento fico pensando e tento criar pratos que sejam apropriados para nosso dia-a-dia, (sempre corrido e muito quente!). Algum preparo que antes de tudo seja leve. Por isso venho aqui dizer para você FAZER esta receita rápida e fácil e que vai deixar sua esposinha mais apaixonado ainda por você! Isso é verdade  hein!!! Cuidado!!!
Vamos lá... Receita para um dia quente, para comer e tomar um bom espumante ou um vinho rosé ou um vinho branco geladinho.
Ps. as fotos são o resulatdo final 


  
RECEITA DE CONCASSÉ DE TOMATES FRESCOS ADOCICADOS

Ingredientes:

3 tomates maduros
1 colher de sobremesa de geléia de morango (de preferência feita em casa e por você!)
12 pequenas folhas de manjericão
1 pitada de orégano
algumas gotas de limão
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
q/b de pimenta do reino moída na hora
q/b de sal


 Modo de preparo:


Retire as sementes de 2 dos 3 tomates e pique-os em cubos pequenos e irregulares. Em uma vasilha plástica misture todos os outros ingredientes e corrija o sal se necessário. Deixe na geladeira por 30 minutos e sirva sobre torradas, em saladas ou coma de colherada! Porque o negócio é bom demais!!!!

Abraços gastronômicos e Bom Apetite!!!


Tortilha com concassé de tomates, espuma de majericão e creme de parmesão

16 fevereiro 2012

Lendo, conversando, cozinhando e aprendendo...

Há alguns dias atrás tive algumas experiências que são ao mesmo tempo desafiadoras, prazerosas e enriquecedoras! Em um certo domingo desses tive a oportunidade de compartilhar histórias e tantas outras coisas com minha querida amiga Kiki, proprietária do resturante Sá & Pimenta localizado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, que tem um longa história dentro das paredes cercadas por fornos e fogões e vive tão plenamente a cozinha. Quando digo "vive plemamente", digo que existem pessoas que realmente respiram cozinha o tempo todo e que além de trabalhar neste meio, dominam completamente o que fazem e em seus momentos de folga também desfrutam dos prazeres da mesa!

Estar em contato com quem ama, respeita e acima de tudo estuda nossa rica cultura gastromômica é uma das experiências mais valiosas que existe, tanto do ponto de vista prático quanto do ponto de vista motivacional. É por estes caminhos que devemos andar, procurando mater contato com pessoas que valorizam e apontam caminhos muitas vezes sem nem mesmo perceber que o fazem! Para estas pessoas digo sempre um muito obrigado por nos mostrar que existe muito a ser feito e que a luta é permanente em busca da excelência e por que não dizer em busca da  perfeição!

No meio desta jornada reafirmo uma idéa que carrego comigo há muito tempo: compartilhe seus conhecimentos com bons profissionais e leia bastante para ter criticidade e argumento para justificar sua busca, mesmo que esta leitura seja "dinâmica", mesmo que seja somente para ver as ilustrações das revistas para se motivar.


Portanto meus amigos, procurem pessoas com vitalidade como minha amiga, para deixar nossos caminhos mais amplos e com longa perspectiva! Espero que todos vocês tenham estas experiências fatásticas constantemente ao longo de suas vidas!

A busca é longa, trabalhosa, cansativa e difícil, mas vale a pena! Sucesso a todos!

11 fevereiro 2012

Restaurant week no CINECITTÀ


Bom ambiente, boa música, bom atendimento, ótima comida e muito, mas muito cinema. Esta parece ser a proposta do Cinecittà. Nesta semana de restaurant week recomendo a todos darem uma passadinha por lá.
Além de exibição de curtas e filmes, só o ambiente já vale o passeio. Você ainda pode ficar sócio da video locadora que já existe a muitos anos e virar um cliente fiel, seja de videos e filmes ou de comida e bons momentos! Confiram o endereço no link acima. Aproveitem




06 fevereiro 2012

O ouro da gastromonia Nacional

O Pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro, sendo utilizado em grande quantidade pela cozinha nordestina, em Goiás , no Mato Grosso e também em Minas Gerais. Dele podemos fazer o óleo de pequi, pequi em conserva, creme de pequi dentre outras coisas. Um prato bastante tradicional em todas as regiões onde o fruto é encontrado é o arroz com pequi e o frango com pequi. Podemos também cozinhá-lo somente em um bom fundo de carne que fica uma delícia.

 Seu caroço tem algumas centenas de espinhos muito pequenos e extrememente afiados e devemos ter o máximo de cuidado ao "roer" a polpa suculenta desta iguaria. O detalhe mais interessante é que quando abrimos o fruto ao meio com a ajuda de uma faca e um martelo de cozinha, encontramos uma castanha esbranquiçada e perfeitamente deliciosa!!! De sabor ao mesmo tempo marcante, mas com uma sutileza incrível, podemos desfrutar de mais um detalhe do nosso precioso fruto (que pode acabar nos próximos anos, pois já esta na lista de espécies ameaçadas em São Paulo)

Meus caros colegas, a operação de retirar a castanha de dentro do pequi é muito perigosa! Tomem o máximo de cuidado ao fazê-la, pois a faca costuma a ficar cheia de pequeninos espinhos e alguns deles caem sobre a bancada de trabalho e podem te machucar sem você perceber. Outro detalhe é que as vezes não vemos alguns espinho que ficam na castanha quando a retiramos, portanto todo cuidado é pouco!! Mas a recompensa no final vale o risco!
Enfim, explorem esta maravilha da nossa cultura e divirtam-se!!!