27 novembro 2012

Novo artigo para o Jornal Alecrim: A carne de Pato



A carne de pato é considerada uma iguaria bastante refinada e de sabor bem marcante. É muito consumida na Europa, principalmente na França, onde está presente em alguns dos pratos mais consagrados e tradicionais deste país. Bons exemplos são o “magret de canard ao molho de laranja”, o “confit de canard” e o famosíssimo “foie gras de canard” (figado gorduroso de pato). As preparações com o pato podem ter acompanhamentos salgados, agridoces ou doces. Existem criações especializadas e dedicadas exclusivamente a este animal, portanto, no mercado encontramos pato o ano todo.
A carne de pato é altamente digestiva e menos calórica (aproximadamente 130 Kcal para cada 100g) do que o frango por exemplo, apesar de ter mais gordura em sua pele do que outras aves. A carne, apesar de escura é considerada carne branca e tem proteínas e vitaminas do grupo B além de ser grande fonte de ferro.
Existem diversas formas de cocção para esta carne. Recomenda-se servir o magret (peito) grelhado sempre ao ponto ou mal passado, do contrário teremos uma carne mais ressecada e por vezes dura. Para este preparo, devemos tostar bem a pele que fica sobre o peito a fim de obtermos uma “capa” crocante de gordura, o que dá uma textura incrível ao preparo. Já o “confit” é feito com a coxa e a sobrecoxa juntas mergulhadas na gordura do próprio pato e cozidas lentamente a aproximadamente 70 º C. Obtem-se aí uma carne tenra e muito saborosa, que se solta do osso ao menor esforço.
Se você ainda não experimentou esta carne, te convido a se aventurar. Descobrirá um sabor peculiar e muito agradável, que com certeza renderá ótimos momentos! Se estiver indeciso quanto a receita a ser feita, segue uma sugestão da minha lista de favoritas!!

Espero que provem, pois fica realmente uma delícia!



PATO HACHÉ COM PURÊ RÚSTICO DE BATATA

6 a 8 porções

INGREDIENTES:

1 e ½ kg de coxa de pato (temperado com sal grosso e azeite por 3 horas antes do preparo)
1 cebola média
3 dentes de alho
75 ml de conhaque
50 ml de vinho do porto
25 ml de molho inglês
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (sugestão: Dodi Buon Condimento)
750 ml de água
q/b de sal grosso cinza de Guérande (pode ser outro sal grosso, mas este é melhor)

Para o purê de batatas

3 unidades de batata grande
100 a 150 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de manteiga
q/b de sal grosso cinza de Guérande (q/b = quanto baste)





PREPARO:

Doure a cebola cortada em tiras finas e o alho picadinho em um fio de azeite e reserve. Doure as coxas de pato na mesma panela com um pouco de açúcar para caramelizar melhor. Em seguida acrescente o conhaque, o vinho do porto, o molho inglês e o condimento balsâmico a fim de deglaçar o fundo da panela. Retorne com a cebola e o alho para a panela, acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Retire as coxas e separe a carne do osso cortando-a em pequenos cubos. Descarte a pele.
Coloque um pouco do caldo do cozimento em uma frigideira e deixe reduzir até obter um molho espesso.
Cozinhe as batatas e faça um purê com o restante dos ingredientes.
Para a montagem, disponha um pouco do purê no centro do prato, com a ajuda de um “aro” monte os pedaços de pato sobre o purê e finalize com o molho reduzido e uma erva fresca.


Abraços!! 
 

09 novembro 2012

Ingredientes: Sal Grosso Cinza de Guérande

"Fruto do oceano, do sol e do vento, o sal de Guérande "Le Guérandais" é colhido a dedo nas salinas, respeitando um método artesanal milenar!  
Ao contrário do sal industrial refinado, o sal de Guérande do mar da Bretanha é um sal de origem, não recebendo qualquer tipo de lavagem, nem processamento químico e nem aditivos (anti-aglomerante, agente de fluidez, flúor, iodo ou nitrito).
O sal de Guérande do mar da Bretanha é 100% natural, simplesmente classificado e peneirado para garantir uma qualidade constante para os consumidores."

Isso aí em cima é o que diz no verso da embalagem e no site dos produtores, não é lindo??? Parece até poesia você não acha?? Quando me deparei com este sal na prateleira do Marty Plus junto com um punhado de outros pacotes de sal, me veio de repente uma lembrança do supermercado de dentro da "Galeries Lafayette", uma grande loja de Paris situada no Boulevard Haussmann, que tem diferentes mercadorias separadas por andares. Vai desde roupas e eletrônicos até utensílios domésticos, adegas e um INCRÍVEL supermercado!!! Me lembrei dos sais e flor de sais que tinham ali. Hoje tive então a oportunidade de levar para casa um pouquinho da qualidade dos ingredientes franceses! Isso me lembra de outro preceito básico para os cozinheiros: se você pretende atingir bons resultados, escolha sempre ingredientes de altíssima qualidade!


Taí, começando pelo sal acho que você já notará a diferença!! 

O preço: sal comum - R$1,98 a 3,98
O preço do sal grosso cinza de Guérande - R$15,98

A diferença do preço é a mesma da qualidade!!!

Abraços salgados a todos!