08 fevereiro 2013

Receita: Salmorejo

Promessa é divida não é? Pois então, lembram do Salmorejo que minha amiga me ensinou? Agora é hora do teste de vocês! É hora da receita! Preciso dizer que, assim como outras receitas que faço em eventos ou em minhas aulas, esta não parece muito apetitosa até você provar. Por isso, não se deixe enganar e faça já o seu teste! Experimente. É muito fácil e o resultado vale a pena!

Anota aí:



SALMOREJO

INGREDIENTES:                                                                                             


8 porções

2 kg de tomates bem maduros (ou 1,2 kg de tomates + 2 latas de tomate pelati)
1 dente de alho pequeno (ou meio dente)
1 pimentão vermelho médio
2 pães de sal dormidos
150 a 200 ml de azeite extra virgem ou azeite comum
1 colher de sopa de vinagre
q/b de açúcar para quebrar a acidez do tomate
q/b de sal ou flor de sal
q/b de pimenta do reino moída na hora

FINALIZAÇÃO:

q/b de ovos cozidos
q/b de presunto cru


PREPARO:

Retire as peles dos tomates. Para isso, faça um corte em forma de “x” na parte superior e inferior dos tomates. Aqueça uma panela com água e quando ferver jogue os tomates na água quente por 1 a 2 minutos. Retire e coloque-os em uma tigela com água fria. As peles estarão se soltando na altura do corte em “x”. Basta puxar as peles.
Bata no liquidificador ou no processador os tomates que você retirou as peles, os tomates pelatis e todos os outros ingredientes (menos os ingredientes da finalização) e corrija o sal se necessário. Se preferir, passe a mistura em uma peneira ou chinois (peneira muito fina). Leve a geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.




Para finalizar, cozinhe os ovos até ficarem duros, amasse-os com a ajuda de um garfo, tempere-os com sal e jogue por cima do salmorejo juntamente com finas fatias de presunto cru. Use salsa para decorar. Bom apetite!!!!