30 abril 2013

TARTELETE DE GRAPEFRUIT COM MERENGUE DE ESPECIARIAS



Há pouco tempo atrás alguns dos meus alunos de gastronomia divulgaram no facebook, como de costume, fotos de uma de nossas aulas. Uma das fotos em questão era a de uma deliciosa sobremesa, muito refrescante e que foge um pouco dos sabores mais clássicos já conhecidos em nossas doces cozinhas. Na ocasião recebi muitos comentários e dentre eles, vários me pedindo a receita. Então, para meus caros colegas poderem provar um pouquinho do sabor de nossas aulas, deixo abaixo a receita desta maravilha em forma de sobremesa!!! 

Este post dedico aos meus queridos alunos! Vocês são parte da minha inspiração! Obrigado!


Obs.: a receita "parece" complicada, mas não é!!!





TARTELETE DE GRAPEFRUIT COM MERENGUE DE ESPECIARIAS

INGREDIENTES:                                                                                          6 a 8 porções

Para o creme de grapefruit

1 grapefruit (raspas e suco)
2 ovos mais 2 gemas
180 g de açúcar
2 pitadas de sal
2 colher de chá cheia de amido de milho
100 g de manteiga amolecida

Modo de preparo:

Faça raspas finas da casca do grapefruit e em seguida corte-o ao meio e esprema seu suco. Com um fouet, bata 180 ml do suco, as raspas, o açúcar, o sal, o amido e os ovos numa panela em fogo baixo. Não deixe de bater sempre para que os ovos não talhem. Quando o creme estiver grosso como um purê de tomate e começar a borbulhar, retire do fogo e incorpore a manteiga. Coloque o creme numa tigela e cubra com filme de PVC. Refrigere por pelo menos 1 hora. Obs.: fica melhor se descansar por algumas horas ou por uma noite inteira.

Para a base do tartelete:

75g de manteiga bem mole, não derretida
75g de açúcar
1 pitada de sal
As raspas de 1/2 limão
2 gemas
120 g de farinha de trigo
15 g de fermento em pó
40 ml de leite

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte forminhas redondas para assar a massa. Bata a manteiga com o açúcar, o sal e as raspas de limão até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente as gemas e continue batendo. Peneire a farinha com o fermento e adicione à mistura cremosa juntamente com o leite, batendo até a massa virar uma pasta lisa. Divida a massa em cada forminha deixando o centro mais baixo que as laterais. Leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar uns minutos antes de passar uma faca afiada por dentro de cada aro (forminha) para soltar as tarteletes. Deixe esfriar e Reserve.

Para o merengue de especiarias:

90g de açúcar
40ml de água
2 claras (aproximadamente 60 a 70g)
1 pitada de sal
q/b de semente de coentro
q/b de cardamomo

Modo de preparo:

Leve ao fogo alto uma panela com água e açúcar, e faça uma calda em ponto de bala mole, cerca de 10 minutos. Enquanto espera a calda dar ponto, comece a bater as claras com o sal numa tigela. Não bata em neve, só até obter uma espuma leve (30 a 40 segundos). Quando a calda estiver no ponto, bata as claras na velocidade alta e vá despejando a calda sobre elas, num fluxo fino. Mas cuidado: não despeje a calda na pá da batedeira, e sim na lateral da tigela. Acrescente as especiarias (a semente de coentro e o cardamomo já triturados no pilão) e continue batendo por 5 minutos ou até as claras estarem brilhantes e firmes.

Para a ganache de chocolate (OPCIONAL):

200 g de chocolate
100 g de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture tudo até obter um creme homogêneo.

Montagem:

Para montar, espalhe sobre a tartelete uma colher generosa de creme de grapefruit e depois o merengue por cima. Em seguida queime o merengue com um maçarico. Sirva com a ganache de chocolate.



Abraços doces a todos!!!

08 abril 2013

Além do queijo 2

Olá meus amigos, após 22 dias de espera e um pouco de trabalho também, ficaram prontos os queijos que foram banhados de cerveja e depois começaram um processo de cura para apurar o sabor.
E o resultado é um queijo com textura e sabor particular. Fiz o teste com 6 tipos de cervejas diferentes e em todos os casos o que observei foi um queijo de sabor mais intenso, com aroma mais acentuado sem ser muito forte ou agressivo. Conseguimos ver claramente a diferença entre um queijo fresco e um queijo de casca lavada. O ideal é servi-lo com vinhos de corpo mais robusto ou com as cervejas do tipo que foram utilizadas para dar novo sabor aos queijos.

O detalhe é que os queijos que ficaram com cervejas mais fortes, tipo artesanais, ficaram mais intensos tanto no paladar quanto no aroma, já era de se esperar não é?!?!

Portanto indico o processo com cervejas mais leves para quem não curte comidas muito intensas. De qualquer modo acho que é um processo válido para elaboração de novos sabores e texturas assim como  para a composição de novos pratos.

As fotos abaixo mostram o processo final





 


Abraços a todos!!!