23 maio 2014

Ingredientes: vinagre balsâmico... redução


O vinagre balsâmico ou aceto balsâmico é feito com uvas Trebbiano e produzido principalmente nas regiões de Modena e Reggio Emilia na Itália. Nestas regiões são produtos protegidos pela Denominação de Origem Controlada, DOC, desde 1983. É obtido a partir da fermentação do mosto da uva, cozido. Existem uma série de normas e regras a seguir no preparo como por exemplo temperaturas controlados no início do cozimento e madeiras específicas para se fazer o envelhecimento em barris. A partir do momento que é colocado para envelhecer nos barris de madeira nobre, o processo pode levar anos até se obter um bom vinagre balsâmico. A água vai se evaporando e o produto passa a ter uma consistência cremosa e com aromas e sabores particulares das madeiras em que estão sendo envelhecidos.

"O sabor se intensifica ao longo de décadas, com o vinagre sendo mantido em tonéis de madeira fina, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado. Durante este período, uma proporção evapora e é dito que esta é a "parte dos anjos", um termo também usado na produção de uísque escocês, vinho e outras bebidas alcoólicas."

A produção de alguns ingredientes pode mesmo ser uma verdadeira arte não é? Isso é pura poesia!!

Por ser um produto muito versátil que combina com diversos pratos, tem muita aceitação no mercado gastronômico e é muito apreciado por chefs e gourmets de todo o mundo.

Hoje vou dar uma receita muito simples de fazer: redução de vinagre balsâmico!

Pode ser usado em saladas, peixes, carnes e em vários outros preparos. 

Redução de vinagre balsâmico:

1 Litro de vinagre balsâmico de boa qualidade
100 g de açúcar mascavo (pode-se usar mel se quiser)

Preparo:

junte os ingredientes numa panela larga e cozinhe em fogo baixo até reduzir e ficar com consistência cremosa.




Abraço agridoce!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário