06 fevereiro 2012

O ouro da gastromonia Nacional

O Pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro, sendo utilizado em grande quantidade pela cozinha nordestina, em Goiás , no Mato Grosso e também em Minas Gerais. Dele podemos fazer o óleo de pequi, pequi em conserva, creme de pequi dentre outras coisas. Um prato bastante tradicional em todas as regiões onde o fruto é encontrado é o arroz com pequi e o frango com pequi. Podemos também cozinhá-lo somente em um bom fundo de carne que fica uma delícia.

 Seu caroço tem algumas centenas de espinhos muito pequenos e extrememente afiados e devemos ter o máximo de cuidado ao "roer" a polpa suculenta desta iguaria. O detalhe mais interessante é que quando abrimos o fruto ao meio com a ajuda de uma faca e um martelo de cozinha, encontramos uma castanha esbranquiçada e perfeitamente deliciosa!!! De sabor ao mesmo tempo marcante, mas com uma sutileza incrível, podemos desfrutar de mais um detalhe do nosso precioso fruto (que pode acabar nos próximos anos, pois já esta na lista de espécies ameaçadas em São Paulo)

Meus caros colegas, a operação de retirar a castanha de dentro do pequi é muito perigosa! Tomem o máximo de cuidado ao fazê-la, pois a faca costuma a ficar cheia de pequeninos espinhos e alguns deles caem sobre a bancada de trabalho e podem te machucar sem você perceber. Outro detalhe é que as vezes não vemos alguns espinho que ficam na castanha quando a retiramos, portanto todo cuidado é pouco!! Mas a recompensa no final vale o risco!
Enfim, explorem esta maravilha da nossa cultura e divirtam-se!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário