18 julho 2012

Ovo Perfeito

Alguém aí já ouviu falar no "Ovo Perfeito"??? Já tiveram a oportunidade de degustar tal iguaria??? Estou pra dizer que é um dos melhores pratos que já comi nos últimos anos viu. Já o fiz de diversas maneiras e a cada experiência me surpreendo. O ovo perfeito é feito obrigatoriamente em baixa temperatura, isso quer dizer que ele é cozido por um período prolongado de tempo em temperatura constante que pode ser de 60° C a 70° C. Levando em consideração que a clara coagula a aproximadaemnte 62° C e a gema a aproximadamente 68° C, podemos fazer a relação de tempo x temperatura e atingir o resultado que buscamos.
Em essência, o ovo perfeito é assim chamado pois tem a sua aparência perfeita como se fosse um ovo cozido duro, mas ao quebra-lo, obtemos uma gema cremosa, podendo ser mais ou menos firme e sua clara é firme e delicada.
Para se obter resultados desejados, precisamos levar em consideração vários fatores como: o tamanho do ovo que vai ser cozido (o seu peso em gramas), a temperatura que se encontra este ovo entes de começar o processo de cozimento, a altitude em que você se encontra e o ponto que você quer que o ovo fique. Então, após analisar tudo isso, trabalharemos com as variáveis tempo e temperatura para atingirmos nosso objetivo.

Eu utilizo normalmente ovos de 45g, são ovos caipiras (menores que os ovos que você encontra nos supermecados, que são de 60g), direto do galinheiro do meu sogro. Cozinho eles por 76 minutos a 60°C. Voce pode também cozinhar-los durante 10 minutos a 70°C. É uma opção mais rápida e fica bom também! Para cozinha profissional, meus jantares e eventos, prefiro a primeira opção.

Hoje fiz um ovo perfeito com espuma de batata e cenoura trufada, óleo de avelã e sal negro. Ficou simplesmente sensacional!!! É de tirar o fôlego!!!

Se você não sabe, o ovo e a trufa são amigos inseparáveis, um casal perfeito.

Recomendo este prato para entrada de qualquer jantar!

Abraços a todos e um bom apetite!!


Ovo perfeito com espuma de batata e cenoura trufada, óleo de avelã e sal negro







Nenhum comentário:

Postar um comentário