27 novembro 2012

Novo artigo para o Jornal Alecrim: A carne de Pato



A carne de pato é considerada uma iguaria bastante refinada e de sabor bem marcante. É muito consumida na Europa, principalmente na França, onde está presente em alguns dos pratos mais consagrados e tradicionais deste país. Bons exemplos são o “magret de canard ao molho de laranja”, o “confit de canard” e o famosíssimo “foie gras de canard” (figado gorduroso de pato). As preparações com o pato podem ter acompanhamentos salgados, agridoces ou doces. Existem criações especializadas e dedicadas exclusivamente a este animal, portanto, no mercado encontramos pato o ano todo.
A carne de pato é altamente digestiva e menos calórica (aproximadamente 130 Kcal para cada 100g) do que o frango por exemplo, apesar de ter mais gordura em sua pele do que outras aves. A carne, apesar de escura é considerada carne branca e tem proteínas e vitaminas do grupo B além de ser grande fonte de ferro.
Existem diversas formas de cocção para esta carne. Recomenda-se servir o magret (peito) grelhado sempre ao ponto ou mal passado, do contrário teremos uma carne mais ressecada e por vezes dura. Para este preparo, devemos tostar bem a pele que fica sobre o peito a fim de obtermos uma “capa” crocante de gordura, o que dá uma textura incrível ao preparo. Já o “confit” é feito com a coxa e a sobrecoxa juntas mergulhadas na gordura do próprio pato e cozidas lentamente a aproximadamente 70 º C. Obtem-se aí uma carne tenra e muito saborosa, que se solta do osso ao menor esforço.
Se você ainda não experimentou esta carne, te convido a se aventurar. Descobrirá um sabor peculiar e muito agradável, que com certeza renderá ótimos momentos! Se estiver indeciso quanto a receita a ser feita, segue uma sugestão da minha lista de favoritas!!

Espero que provem, pois fica realmente uma delícia!



PATO HACHÉ COM PURÊ RÚSTICO DE BATATA

6 a 8 porções

INGREDIENTES:

1 e ½ kg de coxa de pato (temperado com sal grosso e azeite por 3 horas antes do preparo)
1 cebola média
3 dentes de alho
75 ml de conhaque
50 ml de vinho do porto
25 ml de molho inglês
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (sugestão: Dodi Buon Condimento)
750 ml de água
q/b de sal grosso cinza de Guérande (pode ser outro sal grosso, mas este é melhor)

Para o purê de batatas

3 unidades de batata grande
100 a 150 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de manteiga
q/b de sal grosso cinza de Guérande (q/b = quanto baste)





PREPARO:

Doure a cebola cortada em tiras finas e o alho picadinho em um fio de azeite e reserve. Doure as coxas de pato na mesma panela com um pouco de açúcar para caramelizar melhor. Em seguida acrescente o conhaque, o vinho do porto, o molho inglês e o condimento balsâmico a fim de deglaçar o fundo da panela. Retorne com a cebola e o alho para a panela, acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Retire as coxas e separe a carne do osso cortando-a em pequenos cubos. Descarte a pele.
Coloque um pouco do caldo do cozimento em uma frigideira e deixe reduzir até obter um molho espesso.
Cozinhe as batatas e faça um purê com o restante dos ingredientes.
Para a montagem, disponha um pouco do purê no centro do prato, com a ajuda de um “aro” monte os pedaços de pato sobre o purê e finalize com o molho reduzido e uma erva fresca.


Abraços!! 
 

4 comentários:

  1. Pato é bom demais mesmo ! pena que nao faz parte da alimentação ai no Brasil...

    acha facil, fresco, em BH ?

    abraços

    CH

    ResponderExcluir
  2. É uma pena o pato não fazer parte da cultura alimentar no Brasil Carlos, mas se vc procurar bem dá pra achar sim! já existem produções aqui para abastecer o mercado. O negócio é o seguinte, existem marcas que vc acha o ano todo nos supermercados (congelado) e são caras!! Mas já consigo achar um pequeno produtor aqui e outro alí que oferece um produto fresco e de qualidade!! Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Adriano: descobri o site gourmet glutão na sua lista de sites..mundo pequeno!Carlos Henrique,fazendo doutorado em música em Lyon e cozinhando por paixão é meu filho caçula!Beijos felizes e amigos da maria neusa

    ResponderExcluir
  4. Ah... meu Deus, que bacana!! Bem que eu vi com vc comenta alguns polsts dele. O Gourmet Glutão é sensacional! Já sou um verdadeiro fã do blog!! Adoro as postagens, as fotos, as receitas e as histórias! Mãe e filho ligados na net, cada um do seu jeito!! Adorei a notícia!!! abraços para a mulher de asas!

    ResponderExcluir