25 outubro 2017

Já leu CADória hoje?

Muito tempo se passou desde minhas primeiras postagens nesse espaço de compartilhamento de ideias e ultimamente tenho recebido muitas visitas (no blog) e comentários de alunos sobre as matérias daqui. Isso me motivou a escrever novamente, no entanto agora apontando alguns anseios e vontades que por aqui penso serem mais fáceis de compartilhar.

Depois de alguns anos como Docente em Gastronomia, percebo diversas inquietações que são, naturais, pertinentes e próprias dos profissionais da educação. Existe em mim uma vontade grande de aprofundar em muitas questões ligadas à comida, à cultura e aos costumes específicos de um povo ou região, que irão refletir na maneira de ver, pensar e experimentar a gastronomia.

O trabalho que busco desenvolver junto aos meus alunos, nas duas faculdades em que leciono, passa por esse viés e a provocação para que todos fiquem no mínimo incomodados, inquietos ou reflexivos é imprescindível para meu contentamento enquanto professor.

Sou um apaixonado pela gastronomia e vejo que muitos processos nesse sentido, ou seja, no sentido do gosto pela profissão, vem do estreito laço entre o grande aprofundamento técnico e o que ele pode gerar. Hoje em dia e somente hoje em dia, depois de uns 10 anos dentro do ambiente profissional das cozinhas, percebo claramente que compreender muito bem uma técnica e dominar suas possíveis variações ou adversidades, é uma das chaves para a transmissão de sentimentos como conforto, calma, satisfação e amor, e esse último adjetivo deve ser entendido como as complexas relações em que o comensal irá desenvolver com a comida e tudo que a cerca após uma grande e grata experiência.

Refletindo sobre isso e obviamente, sempre atento ao complexo processo criativo que acontece dentro dessa cabeça aqui, vejo que estudar sempre, para estar preparado para os insights da vida é um grande negócio. Percebo que a cada nova ideia e reflexão, novas e possibilidades surgem e esse é um ponto importante para quem trabalha com cozinha e principalmente com educação na cozinha. Diante disso, me veio uma ideia que gostaria de compartilhar com todos, gostaria de propor um singelo desafio aos meus leitores, alunos e amigos, para comprovar minhas elucubrações ditas acima e ver o tamanho da modificação que isso pode causar nas pessoas. Lá vai o desafio:

Você já leu C.A.Dória hoje?

A ideia é bem simples, ler Carlos Alberto Dória todos os dia por um período de 30 dias. Pode parecer pouco, no entanto estamos falando de reflexões extremamente profundas e que podem gerar reflexões positivas no mundo das panelas. Já escutei de um conceituado chefe de cozinha que livros com muito "conversê" não o interessava, mas dependendo do conversê, penso exatamente o contrário. a ele interessava somente as panelas e as técnicas, no entanto as reflexões mudam a maneira com que vemos e utilizamos essas mesmas panelas.

O desafio aqui lançado, de ler Dória todos os dias, é na verdade um pretexto para fazermos uma imersão nas discussões mais profundas da cozinha e da gastronomia e na verdade, se abusarmos de outros autores, tão interessante e importantes quanto esse, através de leituras diárias, o objetivo será alcançado.


Desafio você a ler e perceber a mudança nos seus conceitos e saberes pelas reflexões adquiridas. Penso que é uma forma de modificarmos enquanto seres críticos e abrirmos as discussões para uma vastidão importante, ao mesmo tempo que ganhamos a possibilidade de olhar pra dentro com mais calma e poder de análise. Pra mim, um exercício imprescindível para quem pensa em ser cozinheiro, ou já é e quer conversar com seu cliente de forma clara, objetiva e ímpar, muitas vezes sem dizer uma palavra, apenas cozinhando.

Entre nesse desafio, comece e me escreva dizendo suas impressões. Vale zap, insta e aqui mesmo pelo blog. Vamos conversar sobre comida, cozinha, cultura e gastronomia.  

Para ler Carlos Alberto Dória é simples. Acesse o blog E-boca livre e escolha os textos que mais te interessa. O autor ja publicou diversos outros livros dos quais eu indico "A formação da culinária brasileira" como uma das boas discussões imprescindíveis para os profissionais da área.

Um grande abraço,

Adriano Vilhena
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário