13 abril 2012

Ingredientes: Flor de sal

Como todo cozinheiro que se preze, ando por ai sempre em busca de novos e bons ingredientes, pois nós da cozinha sabemos que é com a excelência dos ingredientes que conseguimos os melhores resultados! Neste sentido mostro hoje para vocês um dos melhores produtos que tive o prazer de utilizar. Vem da França, e é cheio de história. Um sal diferente, mais leve, tanto de textura quanto de sabor. Visualmente parece um sal grosso moído em grãos finos, mas a semelhança para por aí! 
A flor de sal é usada na gastronomia para temperar e finalizar alguns pratos. Extremamente leve e crocante, esta iguaria tem horário e forma correta de ser "colhida". 
Os franceses dizem que é na parte da tarde que se consegue o melhor resultado para retirar com "peneiras" a finíssima e leve camada de sal que se forma na superfície da água do mar que está nos tanques de evaporação para produção do sal marinho.



A flor de sal é colhida diariamente e se não colhido acaba se depositando no fundo dos tanques e vira sal marinho comum. 
Além do sabor mais refinado, é mais rica em micronutrientes do que o sal comum.
No Brasil existem marcas que já produzem este tipo de produto, então aconselho a todos experimentarem. 

Eu recomendo a Fleur de Sel de Camargue, francesa... para finalizar é a melhor que já usei. Estes potinhos da foto foram um presente de uma querida aluna recém chegada da França!!!  Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário