15 setembro 2012

Queijo defumado

Este post é dedicado a todos aqueles que gostam das aventuras da cozinha, das buscas e dos desafios que um louco cozinheiro está a procurar!!! Na maluca aventura que é a cozinha, devemos saber onde pisar e fazer os estudos necessários para atingir bons resultados, apesar de isso nem sempre acontecer!
Num dia desses tive então uma lembrança gustativa: queijo minas espetado no garfo e tostado direto na chama da boca do fogão!! Era senssacional, sempre comia este queijo, sozinho ou juntos com amigos e primos... bons tempos!! Decidi então fazer um trabalho em cima daquele sabor. Rapidamente fiz 2 processor de defumação a frio em 2 pedaços de queijo São Roque (Canastra). Posteriormente, maçariquei os queijos e fui incorporando ingredientes para fazer o prato com a cara da minha infância! Usei, geléia de morango (deliciosa, espetacular, mas só quando é feita em casa!!!), aceto balsâmico de primeira qualidade e óleo de avelã para harmonizar com o tostado do queijo. Finalizei com sal maldon e flor de sal nacional.

O sabor tem um gostinho de infância e de satisfação por saber que aquela época pode ser não só relembrada, mas também sentida novamente!

Taí... uma brincadeira que um dia pode até virar um prato para eventos, quem sabe!?

Convido a todos a brincarem na cozinha, no final das contas terão boas receitas e acima de tudo, boas histórias! 

Abraços e bom apetite!!

Obs.: a propósito, as fotos são da Fernanda Vilhena, fotógrafa profissional. A ela os meus agradecimentos!


 
 
 

 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário