Meus amigos, realmente vi como alguns momentos na cozinha são difíceis. Existem momentos de extrema minúcia, momentos de altíssima temperatura, momentos que pensamos ser marceneiros, pedreiros, serralheiros... estou pensando em comprar uma Serra Circular da Makita. A menor possível... já não tenho onde guardar tanto utensílio de cozinha!!! Eu disse utensílio de "cozinha"???? É... de cozinha mesmo. Podemos usar este "utensílio" para algumas outras coisas como serrar madeira por exemplo, mas aqui ela vira mais uma ferramenta para fazer a beleza da gastronomia acontecer.
Ainda não tenho esta maravilha, então hoje eu trabalhei com minha segueta mesmo!
Vou explicar melhor. Precisava fazer um molho a Bordelaise, então precisava de Tutano para dar mais sabor ao molho.
Fiz o pedido com meu amigo açougueiro:
-Pode me arranjar um osso da perna do boi? Preciso de tutano!
Ele prontamente me respondeu:
-pra que dia? passa aqui amanhã! só um?
e eu:
-o dia que for melhor pra você. Tá bom!!! É, só um já dá!!! Obrigado!
No dia seguinte, lá fui eu todo feliz pegar meu osso para começar meu árduo trabalho quando o açougueiro me vem com um saco e 2 ossos pessando mais ou menos uns 6 kg cada!
Antes de sair do açougue meu amigo ainda me disse:
-bate com uma faca e um martelo que você abre ele (o osso) fácil!
Eu prontamente agradeci e fui mais feliz ainda para minha cozinha começar minha batalha! Na primeira martelada olha só o que aconteceu!!!
Sentiu??? Tudo bem que eu peguei a minha pior faca!!! Aquela que fica bem no fundo da gaveta!!! Nunca iria colocar minhas facas de fronte na roda, dar uma martelada nelas?! Nem pensar!!!
Tive que recorrer a minha segunda e última opção, usar minha segueta. É difícil, tive que fazer seis cortes e no final já estava pingando de tanto suar! Não é a toa que quando dizem que o homem tem tutano é por que ele é forte, valente, tem coragem, é inteligente e muito capaz!!! Nessa hora a gente fica todo contente!!!
Depois de tanto trabalho, separei cada pedaço cortado e com a ajuda de um cabo fino de colher e uma chave de fenda fina fui "descolando" o tutano do interior do osso até conseguir a "essência" do boi! Uma gelatina, quase que 90% de gordura e um sabor bastante característico, perfeita para assar com um pouco de sal e passar sobre torradas como se fosse manteiga!
É claro que você não senta no sofá com um pote de manteiga a mão e o come ás colheradas vendo seu programa de tv favorito!!! Tenho quase certeza que você não faz isso né!?!? Então, este ingrediente tem que ser usado com sabedoria. Não quero que você estrague seus pratos e nem sua saúde!
Para os adoradores da boa mesa, é uma oportunidade de conhecer um grande sabor e ver com este concentrado pode fazer maravilhas por suas receitas!
O resultado final foi este aqui ó!!!
Agora o resultado final do meus preparos, inclusive o molho a moda de bordeaux eu mostro pra vocês num próximo post ok?!
Fica a dica então, se aventure na cozinha, perca o medo e vá ser feliz!
Abraços encorajadores!!!!
Oi Adriano, publicamos sua coluna no blog da Verdemar em Revista. Gostei desse seu post e do que vc escreveu para nós. Muito obrigado!. Fiquei com vontade de provar esse molho Bordalaise.
ResponderExcluirAbraços e boa sorte!
Obrigado você Aderval! Que bom que gostou do post. Vou fazer um sobre o molho Bordelaise que realmente é ímpar!!! Grande abraço!
ExcluirEu não sei porque apareceu esse nome quando postei o comentário. Acho muito engraçado e deixei. Mas fui eu o Nicolas da revista. Abraços
ExcluirFala meu caro Nicolas!!!! você nem imagina, estava pensando em dar um pulo na redação de vocês pra dar um alô para a Isabela e pra você e também pra perguntar por esse gentil senhor "aderval" rsrs... imaginou!!! Abração!!!
Excluir