31 agosto 2012

Tartare de salmão

Depois de alguns estudos, tentativas e erros, encontrei na França uma das grandes receitas de entrada para meus eventos. A refrescância, vinda da cebola, e a união de bons ingredientes fazem com que o Tartare de Salmão seja um prato para apreciar devagar e com atenção. O trunfo, por assim dizer, pode ser para uns o ovo que o acompanha ou para outros o próprio salmão que é cheio de sabores e nuâncias ao paladar dos atentos.
De qualquer forma, é uma receita cheia de história, de criação Franco-brasileira (no meu caso) e de aprovação considerável.
Interessados podem me contactar para trocarmos idéias sobre esta delícia!

Abraços e bom apetite.

 
 
 
 
 
 

15 agosto 2012

Prosciutto com caviar de melão

Olá meus amigos, estou correndo, como sempre! Entre jantares, planejamentos de aulas de cozinha, cursos, testes de novas receitas, elaboração de novo cardápio e tudo mais que envolve o universo da cozinha, tiro um tempinho rápido para mostrar pra vocês o caviar de melão.
Criado por Ferrán Adriá, famoso Chef catalão, a gastronomia molecular tornou-se parte integrante da rotina dos cozinheiros comtemporâneos, seja com as espumas, os ares, os caviares ou qualquer mudança de textura empregada a algum alimento afim de valorizar-lo. Com o caviar de melão não é diferente. A mudança de textura dá a refrescância e a leveza ideal para acompanhar uma bela fatia de prosciutto (presunto cru) e prestigiar ainda mais esta clássica combinação já tão aclamada.

Este tipo de cozinha tem seus riscos e exige certa dose de bom senso para evitar trocar os pés pelas mãos na hora da criação fazendo ao invés de boa comida, apenas um show! Tomados os devidos cuidados e explorando os ingredientes corretos podemos fazer boas combinações e grandes pratos.

Abaixo as fotos do caviar de melão com o prosciutto que fiz agorinha! Estava uma delícia!!

Abraços a todos e bom apetite!