10 janeiro 2012

Tagliatelle com manteiga de açafrão, bacon caramelizado e estragão



O macarrão se tornou um dos pratos mais populares do mundo e não é difícil de entender porque. É um prato barato, prepara-se rapidamente e sem grandes dificuldades, é nutritivo, saboroso, extremamente versátil e combina com vários tipos de refeições, desde um simples almoço até um grande e importante jantar. Existe algo mais simples do que manteiga, um bocadinho de sal e queijo parmesão ralado a derreter-se sobre uma tigela de fettucine? Ou ainda, parmesão, bacon, ovos e espinafre, e um bom tagliatelle feito na hora? É por isso que esta grande invenção é protagonista de momentos maravilhosos com amigos e família e garantia de sucesso na mesa.
Podemos utilizar massas secas ou frescas. As massas frescas serão nosso destaque hoje, pois gostaria que todos tivessem a experiência de fazer uma das melhores e mais saborosas receitas do início ao fim e ver como é gratificante saborear algo tão bom, fruto de nossa própria produção.
A massa fresca é feita com ovos, farinha de trigo e por vezes água para dar ponto. Elas são extremamente leves e macias e acompanham muito bem molhos a base de creme de leite, manteiga, queijos e ervas. Devem sempre ser cozidas al dente, do contrário ficarão desmanchando. Uma dica que vale para qualquer tipo de massa é que devemos cozinhá-las sempre em bastante água, então, não utilize panelas pequenas para tal processo.
Quanto à quantidade de massa que devemos fazer para cada convidado existe uma diferença quando utilizamos a massa fresca ou a massa seca. Para a massa fresca utilize 60g por pessoa para uma entrada e 125g para o prato principal. No caso da massa seca, utilize um pouco mais, cerca de 90g para entrada e 150g para o prato principal. Já  a quantidade de molho ideal por pessoa, é claro, é uma questão de gosto pessoal, mas uma dica é não usar molho demais, a massa deve ficar levemente coberta e não encharcada. Isso equilibra os sabores e faz com que o comensal perceba tanto o molho quanto a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário